BLOG SONHO MÁGICO

Período Fértil para Engravidar

Algumas famílias programam a gravidez para seus filhos e isso pode acontecer de diversas formas. O primeiro fator a ser levado em conta quando o assunto é vontade de engravidar ou até mesmo prevenir-se de uma gravidez indesejada, é o período fértil da mulher. E pensando exatamente nesse assunto que vamos explicar um pouco como funciona.

Entender melhor o seu período irá aumentar bastante as suas chances de engravidar, assim como, conhecer melhor esses períodos poderá servir de alerta caso esteja tentando evitar uma gravidez, assim as precauções devem ser redobradas.

O Que é o Período Fértil?
Resumidamente é o período ideal para a mulher engravidar. Isso acontece porque é nessa fase que a mulher está ovulando e no caso, com a prática sexual pode haver a fecundação desses óvulos com o espermatozoide e a geração de um bebê a partir de então.

Como Saber o Período Fértil Certo para Engravidar?
O período fértil em uma mulher com o ciclo menstrual regular, começa no 14º dia antes da menstruação descer. Durante esse período, o óvulo maduro sai do ovário e percorre até as trompas de falópio. Esse trajeto dos óvulos duram mais ou menos 6 dias.

Existem formas de descobrir o período fértil de uma mulher. Como falamos, se for uma mulher com ciclo menstrual correto, de 28 dias, ele começa 14 dias exatamente antes da menstruação. Se a menstruação for mais irregular, vai ser preciso usar uma tabelinha ou fazer um pequeno cálculo.

Mesmo com a menstruação não vindo no dia certo todos os meses, geralmente o ciclo dura uma média de dias certo. Usando essa média, vai ser possível calcular o período fértil. Mais, quais os dias certo? Por exemplo:

Se uma mulher durante três meses seguidos possui um período menstrual com intervalos de 34 dias, 36 dias e 38 dias, pode-se fazer uma média de 35 dias do ciclo menstrual. Nesse caso, calcule os 14 dias antes, que dá em media o 17º dia após cada menstruação. Claro que o cálculo pode variar e bastante e para garantir, basta consultar um ginecologista. Temos um artigo que explica como descobrir o período fértil corretamente.

Sintomas do Período Fértil
Se mesmo assim, com o cálculo que ensinamos, você não conseguir calcular com certeza seu período fértil, pode identificá-lo por sintomas. Sim, toda mulher sente alterações durante esse período.

Tudo no corpo feminino funciona em conjunto com os hormônios e qualquer alteração nesses, causa alterações em outras funcionalidades. No período fértil feminino a mulher pode sentir a temperatura do corpo um pouco mais elevada. Não chega a ser quente como febre, mas dá para sentir o corpo com um pouco mais de temperatura, por isso muitas pessoas falam que durante o período fértil a mulher fica mais “quente”.

Outro sintoma bem comum é um corrimento natural, sem cheiro e transparente. A intensidade dessa mucosa vaginal varia de mulher para mulher, algumas nem chegam a perceber essa alteração e outras chegam a sentir-se incomodadas com isso. Em caso de percepção, esse é melhor período para você tentar engravidar ou então para evitar ter relações sexuais sem prevenção.

Tabelinha de Período Fértil
Existe uma tabelinha que é utilizada há dezenas de anos e era o modo contraceptivo usado pelas esposas quando as coisas ainda eram bem restritas sobre esse assunto. Como não existiam especialidades médicas mais focadas no estudo do corpo da mulher, essa tabelinha foi desenvolvida e apesar do passar dos anos, a tabela contraceptiva ainda é bastante utilizada. Ela serve para orientar a mulher de quando é o período mais propício para engravidar.

Vamos então aprender a usar a tabela para calcular o ciclo entre uma menstruação e outra. O básico é: calcular 14 dias da data do início da ultima menstruação para saber o período fértil, mas isso só é aplicável com certeza em mulheres que tenham ciclos fechados, como já falamos anteriormente.

Em caso de menstruações irregulares, use os cálculos que ensinamos antes e aplique na tabela para saber seu período fértil e infértil.

Essa tabela, apesar de ajudar bastante, não é 100% segura. Várias mulheres já engravidaram usando apenas a tabela como orientação e muitas não conseguiram justamente pelo mesmo motivo. Portanto tenha a tabela apenas como base de consulta e orientação, mas nada como um médico para certificá-la realmente do seu período fértil.

Fonte: Canal Gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *