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Alimentação na Amamentação

Durante a gestação, é de costume que a mamãe já vai se habituando com uma alimentação e hábitos mais saudáveis.
Quando o bebê nasce, e inicia a etapa importantíssima da amamentação, e vem a pergunta: O que comer? Pode ou não pode? O que a mãe ingere tem influência na qualidade do leite? Seca o leite?

Continue mantendo hábitos saudáveis, a regra é a mãe estar muito bem alimentada. A dica é investir em uma alimentação rica frutas, legumes, verduras, inclua em seu cardápio grãos e cereais integrais. Consuma gorduras saudáveis e proteínas magras.

E a Cólica?

Sobre a tão temida cólica, é importante evitar e não comer em excesso alimentos que provocam gases (feijão, brócolis, couve-flor, repolho, cebola,…), mas cada mãe vai perceber qual alimento gera cólica ou desconforto no seu bebê. Não existe uma regra clara e nenhuma pesquisa cientificamente comprovada. Fique atenta a reação de cada alimento e confie na sua observação. Uma dica é realizar testes, se comeu algo diferente e sentiu que o bebê teve algum desconforto, tire o alimento por uns dias, e experimente ingerir novamente observando se a reação irá se repetir.

Quanto de água tomar?

Hidrate-se bem, tome água na medida que o seu corpo pedir, essa história de que tomar mais líquido auxilia o processo de amamentação é mito e pode até sobrecarregar o rim e prejudicar a produção de leite. Consuma a quantidade que está habituada, respondendo e respeitando seu corpo.

Moderação é a palavra-chave, uma guloseira uma vez ou outra não irá prejudicar a amamentação, o melhor a fazer é manter uma dieta equilibrada e saudável.
Suplementação e vitaminas, somente se seu médico indicar!

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