18/mar

Quais vacinas não podem ser dadas no mesmo dia para o bebê?

em Sonho Mágico

17360736_1312785602139871_453774424_n

É muito comum dar mais de uma vacina no mesmo dia para o bebê. Contudo, saiba que existem algumas vacinas que não podem ser dadas no mesmo dia. Isto porque elas poderiam levar a uma reação exagerada nos pequenos, como febre alta ou até mesmo convulsão febril. Veja quais são essas vacinas a seguir:

Vacina contra gripe e outras duas vacinas

Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics descobriu que bebês que foram vacinados contra a gripe não devem receber no mesmo dia as seguintes vacinas: pneumocócica conjugada e/ou tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dtPa) (indicada para crianças maiores de três anos).

De acordo com a pesquisa, quando o bebê ou criança recebe essas duas ou três vacinas no mesmo dia, aumentam significativamente as chances de ele ter uma convulsão febril como reação às vacinas.  Quando as vacinas são dadas em dias separados as chances de convulsão febril são bem mais baixas.

É importante ressaltar, que mesmo nesses casos em que as vacinas foram dadas no mesmo dia, as chances de convulsão continuam baixas, com 30 casos a cada 100 mil pessoas.

Lembrando que a vacina contra gripe é essencial para a prevenção de gripe e da perigosa gripe H1N1. Já a Pneumocócica conjugada previne doenças graves como pneumonia, meningite e otite e a dtPA previne contra difteria, tétano e coqueluche. Por isso, é essencial que seu pequeno receba essas três vacinas, só não dê todas elas no mesmo dia.

Vacina meningocócica B e outras cinco vacinas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, bebês que foram vacinados com a meningocócica B não devem receber no mesmo dia as seguintes vacinas: vacinas tríplice bacteriana e/ou pneumocócica conjugada e/ou Haemophilus influenzae tipo b e/ou poliomielite e/ou hepatite B.

Oferecer qualquer uma destas vacinas no mesmo dia que a meningocócica B aumenta muito as chances do bebê ter febre alta após a vacinação.

Lembrando que a vacina meningocócica B é muito importante, pois protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. “Trata-se de uma doença grave que é responsável por quase 100% dos casos de meningite em crianças com menos de 1 ano. Em cada dez pessoas que contraem esta meningite, duas vão morrer, é uma letalidade alta e que pode ser prevenida por uma vacina e que é uma vacina muito segura”, destaca a pediatra Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Por isso, é importante que o bebê receba essa vacina, apenas não a ofereça no mesmo dia que essas outras cinco mencionadas acima.

 

fonte: http://bebemamae.com

MAIS SOBRE: , , ,


COMPARTILHE
COMENTÁRIOS!

POSTS RELACIONADOS:

Dia das Mulheres Sonho Magico
De Manaus para o Paraná com um final feliz!
Prepararem o armário para receber o inverno 2017

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *