4/mar

Possíveis complicações durante a gravidez!

em Sonho Mágico

Matéria escrita por Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)

As complicações da gravidez podem afetar qualquer mulher, mas as mais propensas são as que têm algum problema de saúde ou que não seguem corretamente o pré-natal. Algumas das possíveis complicações que podem surgir na gravidez são:

Ameaça de parto prematuro: Pode ocorrer quando a mulher passa por situações estressantes ou faz muito esforço físico, por exemplo. Seus sintomas incluem: Contrações antes das 37 semanas de gestação e corrimento gelatinoso que pode ou não conter vestígios de sangue (tampão mucoso).

Anemia ferropriva na gravidez: Pode ocorrer se a mulher consumir poucos alimentos ricos em ferro ou sofrer com a má absorção de ferro no intestino, por exemplo. Seus sintomas incluem: Cansaço fácil, dor de cabeça e fraqueza.

Diabetes gestacional: Pode ocorrer devido ao consumo excessivo de açúcar ou fontes de carboidratos. Seus sintomas incluem: Visão turva ou borrada e muita sede.

Eclampsia: Pode ocorrer devido ao aumento excessivo da pressão sanguínea causado pela má alimentação e falta de exercícios físicos. Seus sintomas incluem: Pressão arterial acima de 140/90 mmHg, face ou as mãos inchadas e presença de uma concentração anormalmente elevada de proteínas na urina.

Placenta prévia: É quando a placenta recobre parcial ou totalmente a abertura do colo do útero, impossibilitando o trabalho de parto normal. É mais comum em mulheres que possuem miomas. Seus sintomas incluem: um sangramento vaginal indolor que pode ser de cor vermelho vivo e inicia no final da gestação que pode ser leve ou intenso.

Toxoplasmose: Infecção causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii, pode ser transmitida por animais domésticos como cães e gatos, e alimentos contaminados. A doença não gera sintomas e é identificada num exame de sangue. Apesar de ser potencialmente grave para o bebê, ela pode ser facilmente evitada com medidas simples de higiene alimentar.

Pode-se evitar estas e outras complicações realizando exames antes de iniciarem as tentativas para engravidar e realizar o pré-natal corretamente. Assim a gravidez acontece normalmente, com muito menos risco de complicações, trazendo alegria e paz para toda a família.

MAIS SOBRE: , ,


COMPARTILHE
COMENTÁRIOS!

POSTS RELACIONADOS:

Um Chá de Bebê diferente
Dicas de presentes de Natal para bebês e crianças
Um pouquinho do nosso verão 2017

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *