30/jun

Os benefícios da música durante a gravidez e o desenvolvimento da criança

em Sonho Mágico

Música 1
Você sabia que o homem é um ser totalmente musical? Ao nascer (ou até mesmo antes) ele entra em contato com o universo sonoro que o cerca. Sua relação com a música acontece de várias maneiras como, por exemplo, por intermédio dos pais e/ou brinquedos e aparelhos sonoros, sons da natureza, entre outros sons produzidos dentro do seu cotidiano. Sendo assim a música torna-se parte da constituição interna do ser humano.

Benefícios da música durante a gravidez
A partir da quarta semana de gestação os ouvidos começam a se desenvolver e o cérebro começa a ser estimulado de várias formas: através do batimento cardíaco da mãe, que estimula a percepção de ritmo, das vozes dos pais e outros ruídos que o bebê ouve e, com o tempo, começa a aprender a distinguir cada um deles. Assim, os bebês que ouvem música ainda na barriga de suas mães desenvolvem seu raciocínio com mais facilidade, já que todos esses sons, incluindo as vozes e melodias, estimulam sua concentração. Além disso, a música é um vínculo emocional que também serve para acalmar a criança em um momento de agitação.

Benefícios da música durante o desenvolvimento da criança
Com o presente contato com a música a criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de inserir-se,de forma ativa, dentro na sociedade, já que a musicalização ajuda na autonomiade suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, além de ampliar seu mundo de relações.

Durante o processo de crescimento o contato com a música encanta as crianças, pois oferece a elas segurança emocional, confiança, compreensão ao compartilhar canções, colaboração e respeito mútuo. Além dos benefícios sociais a música também auxilia no desenvolvimento motor, através dos movimentos e da dança, na oralidade e no raciocínio lógico. Até mesmo durante a alfabetização a criança pode ser estimulada com a música, pois as canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, acompanhadas de gestos fazem com queela amplie seu vocabulário e entenda melhor o significado de cada palavra.
Música 2
Alguns tipos de atividade para o desenvolvimento da audição e da Inteligência Musical:

  • Sons com as partes do corpo: bater palmas, fazer sons com a boca, entre outros;
  • Sons da natureza: deixar a criança ter contato com ambientes naturais para ouvir os sons dos pássaros, das árvores, etc;
  • Utilização de instrumentos musicais: Chocalhos, xilofones, flauta, violão, entre outros;
  • Música clássica: audição dos instrumentos, notas, ritmo e melodia;
  • Cantigas e músicas infantis: obtenção de vocabulário, movimento através dos gestos, etc.

A música é fonte de expressão e cultura, além de desenvolvimento cognitivo, assim é essencial o contato das crianças desde a mais tenra idade.

Fonte: www.dafertilidadeamaternidade.com.br

MAIS SOBRE: , , , , ,


COMPARTILHE
COMENTÁRIOS!

POSTS RELACIONADOS:

Uma história emocionante!
Como aliviar as cólicas do meu bebê?
Passa tempo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>