21/out

Garrafas sensoriais

em Sonho Mágico

21-15h

Quando falamos em estimulação do desemvolvimento sensorial, não estamos falando especialmente de uma área, mas sim do desenvolvimento global da criança.

Estimular é a palavra chave para o desenvolvimento dos bebês rumo à aprendizagem, proporcionando e oferecendo condições e meios para a criança se tornar pensante e capaz de adquirir sua identidade.

A primeira fase de desenvolvimento é uma das fases mais importantes, pois a ausência de estímulos pode acarretar a perda de funções inatas, portanto é necessário proporcionar o mais cedo possível a estimulação do desenvolvimento sensorial dos bebês.

Esses estímulos podem ser táteis (relacionadas ao toque e à percepção de diferentes texturas), visuais (percepção de cores e formas), auditivos (reconhecimento de diferentes sons e volumes), olfativos/gustativos (conhecer diferentes cheiros e sabores), proprioceptivos (puxar, carregar, amassar e esfregar para descobrir o uso da força) e vestibulares (brinquedos e atividades relacionadas ao movimeto, como rodar, balançar, pular e correr). Todos os estimulos devem ser desenvolvidos no tempo certo e correspondentes com a idade dos pequenos.

Hoje, temos aqui no blog uma ideia bem legal para os bebês de 0 a 1 ano, que são as garrafas sensoriais!

Garrafas2

O brinquedo é superfácil de fazer e consiste em pequenas garrafas plásticas vazias, que você pode rechear com diferentes objetos. Aqui, sugerimos os seguintes materiais:

– limpadores de cachimbo ou cadarços coloridos
– pompons de tamanhos variados
– lantejoulas coloridas
– corante alimentício

Garrafas1

Para montar as garrafas, coloque um material diferente dentro de cada uma delas e na garrafa de lantejoulas, coloque um pouco de água com corante de alimentos. Assim você obtém diferentes resultados.

Depois de fechá-las bem, o brinquedo estará pronto!

Agora é só entregar ao seu pequenino para que ele descubra um brinqueno novo, que vai ajudar a aprender coisas novas enquanto brinca!

Garrafas3

Muito legal, não é?!

Fonte: http://www.tempojunto.com

MAIS SOBRE: , , ,


COMPARTILHE
COMENTÁRIOS!

POSTS RELACIONADOS:

Comida saudável e divertida
Prepararem o armário para receber o inverno 2017
15 ensinamentos da Pedagogia Montessori para os pais

Comentários

  1. sou professora e amo a educação infantil quero muito aprender mais trabalho para bebes de 0 a 3 anos as descobertas a fala oque pode ou não para oferecer a eles, preciso da ajuda de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *