16/set

Estimule os cinco sentidos no desenvolvimento da criança

em Sonho Mágico

Em um mundo cada vez mais digital, é necessário pensar em formas mais lúdicas e naturais para o desenvolvimento da criança. E a forma mais eficaz de fazer isso é por meio das brincadeiras do cotidiano. Isso deve ocorrer porque, quando a criança brinca, o cérebro absorve os estímulos e desenvolve grande parte da sua capacidade cognitiva.

Mas qualquer brincadeira serve para estimular o aprendizado? Podemos dizer que sim, porém algumas atividades possuem uma capacidade maior de impulsionar as habilidades infantis. Por exemplo, crianças aprendem mais quando as informações são apresentadas por meio do uso dos sentidos. Ou seja, quanto mais sentidos a brincadeira envolve, melhor!

Pensando nisso, separamos uma série de atividades para que você possa aliar diversão ao desenvolvimento da criança. Propositalmente, todas elas foram pensadas para que vocês passem esse momento juntos.

Construindo e montando

estimulo-2

Quer desenvolver o tato? Esparrame pelo chão brinquedos de encaixe, dominós coloridos e quebra-cabeças com peças grandes e firmes e ajude seu filho a compreender os encaixes. Você pode também ajudar seu filho a construir prédios com blocos e tijolinhos.

Uma boa opção é optar por brinquedos de madeira, uma vez que a sua produção não polui o meio ambiente, esse tipo de material é mais durável e mais seguro.

Aprendendo com as frutas

estimulo-1

A hora de comer é o momento em que a criança mais exercita o paladar. Mas você pode fazer isso de forma mais intencional. Leve seu filho à feira e escolha com ele cinco frutas. Pique-as em pedaços e peça para o pequeno distribuí-las nos pratos. Assim ele exercita a sua capacidade de dividir e aprende a dar valor ao alimento. Antes de comer, vocês podem analisar as cores, texturas e cheiros das frutas, envolvendo vários sentidos na brincadeira.

Agora vem a parte mais legal: provar as frutas! Peça para ele descrever o sabor da fruta que está provando. É mais doce ou possui um toque azedinho? Qual ele gosta mais?

Diferenciando cheiros

estimulo-4

Um bom jeito de estimular o olfato é por meio de brincadeiras que envolvam cheiros. Você pode, por exemplo, separar potes contendo cravo-da-índia, canela em pau, café, alecrim e um algodão embebido em essência de baunilha. Explique para a criança que esses são temperos que deixam a comida mais gostosa e cheirosa.

Depois, abra os potes e convide a criança a cheirá-los. Em seguida, faça sachês com os temperos e pendure-os pela casa (em uma boa distância de um sachê para o outro e em uma altura acessível à criança).

Agora, deixe seu filho livre para sentir os perfumes de forma autônoma e sempre que quiser! Você pode trocar semanalmente os cheirinhos espalhados pela casa.

Observando as cores do mundo

estimulo-5

É comum que as crianças gostem de desenhar e colorir, e essa é uma ótima maneira de desenvolver a visão. Mas que tal fazer dessa brincadeira um instrumento a mais? Para intensificar a aprendizagem das cores, você pode levar a criança a um parque para observar a cor do céu, da grama, das flores.

Depois, peça para ela colorir desenhos utilizando as mesmas cores que viu no parque. Essa é uma ótima opção para desenvolver a capacidade motora.

 

Dançando conforme a música

estimulo-3

As crianças devem aprender a escutar de maneira efetiva. Por isso, uma ótima brincadeira é colocar músicas com estilos e ritmos diferentes e pedir para que ela faça movimentos coordenados com a música. Assim, ela vai aprender a diferenciar sons melodiosos e calmos dos mais agitados e marcantes. É importante que você participe e mostre que também sabe dançar!

Outra ideia é pedir para que a criança feche os olhos e adivinhe os sons. Ela pode tentar identificar qual é o som da voz do papai, o barulho de um sapato batendo no chão, o som de um chocalho.

Independentemente da brincadeira escolhida, o legal é aproveitar todas as fases do desenvolvimento do seu filho. Brinque com ele e ajude-o a compreender o mundo de uma forma saudável e sustentável.

Fonte: http://mundowaldorf.com.br

MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,


COMPARTILHE
COMENTÁRIOS!

POSTS RELACIONADOS:

Verão 2015-2016
A hora de escovar os dentes
Dez coisas sobre os bebês que você nem imaginava

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *